Verde ou rosa? Cor de tênis volta a intrigar; saiba a resposta

Cinza com verde? Ou rosa com branco? Essa é a pergunta que todos os internautas não estão conseguindo chegar a um consenso. A foto do tênis de coloração misteriosa voltou a viralizar nas redes sociais.

Algumas pessoas que olham para a foto do tênis juram que ele é cinza e verde, enquanto outras enxergam o mesmo utensílio, mas com outras cores: rosa e branco. A principal polêmica é que a resposta estaria ligada à forma como o seu cérebro funciona. 

Segundo o teste, quem enxergou o tênis verde tem o lado esquerdo predominando. Já quem enxergou o calçado rosal teria o lado direito do cérebro mais ativo quando olha a foto.

De acordo com o médico Rafael Monteiro, o teste não tem caráter científico, mas é baseado no fato de que um lado do cérebro está ligado ao emocional, enquanto, o outro, ao racional. Para o neurologista, no entanto, a resposta das pessoas ao teste está muito mais relacionada à uma ilusão de ótica do que propriamente ao lado do cérebro que estaria mais desenvolvido.

Abaixo, o leitor pode ver quais características estão mais ligadas ao lado direito e ao esquerdo do cérebro:

Não enxergar a cor rosa no tênis ou azul e preto no vestido (cores originais das peças que geraram debate na internet) não quer dizer que haja alguma patologia. A subjetividade ao enxergar as cores é algo natural, de acordo com o oftalmologista, pois as retinas e os cérebros têm funcionamento diferente para cada indivíduo. “Se estivermos de frente para o objeto, sem a alteração de luz e contraste da foto, provavelmente todos vamos enxergar a cor real do objeto, pois haverá menos interferências e filtros”.

Para o médico, não há muito sentido em dizer que o uso de um determinado hemisfério do cérebro irá determinar a forma com que as pessoas enxergam as cores, pois a retina do olho envia as imagens capturadas para o lobo occipital, que fica na parte de trás do cérebro.

Confira a suposta imagem real do tênis (que estaria sem a modificação de um filtro):

Faustão faz aniversário e esposa elogia: “Ah, se todos no mundo fossem iguais a você”

Mulher dá mata-leão em Ladrão, que chora desesperado: ‘Que dor’